Consumer Rights

Thursday, January 1, 2015

Brazil - O Guia dos Bancos Responsáveis é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) com o apoio da Oxfam Novib e suporte financeiro da Agência Sueca de Desenvolvimento Internacional (SIDA). A iniciativa faz parte da Fair Finance Guide International.

A Fair Finance International Guide (FFGI) é uma rede internacional de organizações da sociedade civil que visa fortalecer o compromisso dos bancos e outras IFs com as normas sociais, ambientais e de direitos humanos. A FFGI está presente em sete países (Bélgica, Brasil, França, Holanda, Indonésia, Japão e Suécia) e nos próximos anos será ampliada. Em cada um desses países, uma coalizão de entidades da sociedade civil, com experiência em áreas relevantes para o acompanhamento e avaliação do setor financeiro, opera sob o guarda-chuva FFGI. As coalizões nacionais da FFGI geralmente incluem organizações de direitos humanos, sindicatos, ambientalistas e organizações de consumidores.

Anualmente, o Guia dos Bancos Responsáveis, analisa políticas dos maiores bancos ativos no país com relação a temas de relevância socioambiental, como Meio Ambiente, Direitos Humanos, Mudanças Climáticas e Transparência e Prestação de Contas.

Além disso, são elaborados estudos temáticos em que um dos temas socioambientais é escolhido para que seja analisado com maior profundidade. O GBR também realiza ao longo do ano estudos de práticas bancárias, em que os bancos são avaliados com respeito às atividades de atendimento a seus clients.

READ THE FULL REPORT

Thank you for submitting

Your message has succesfully been placed

×